
Maringá é referência de união e trabalho conjunto, independentemente de visões partidárias e ideológicas. Possui uma característica fundamental e que, inclusive, tenho feito questão de enaltecer durante as minhas apresentações em congressos e eventos: a participação direta da sociedade civil no planejamento e nas decisões da nossa cidade.
Aqui, como em outros municípios, nós temos os conselhos setoriais, consultivos e deliberativos, que nos ajudam a tomar decisões de maneira mais adequada. Mas Maringá busca estar sempre um passo à frente. E, para planejar o crescimento de forma sustentável, percebeu que era preciso não só reunir, mas também mobilizar o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.
Para se ter uma ideia mais exata desta importância, cito aos leitores um exemplo bastante atual: sozinha, a prefeitura não teria condições de entender, lidar e agir com soluções para o crescente número de pessoas laudadas com o Transtorno do Espectro Autista. Esta é uma demanda cada dia mais desafiadora para os serviços de Educação e Saúde, principalmente. Então, nós recorremos ao Codem e à Acim e foi constituída a câmara técnica e grupos de trabalho para formular, com o auxílio de pesquisadores e especialistas, políticas públicas que tornem os serviços mais acessíveis, acolhedores e adequados às especificidades dos autistas. Esse tipo de parceria é sempre promissora. Ganha o poder público, que consegue responder mais rapidamente aos desafios que surgem da sociedade, e ganham os maringaenses, sem exceção, que participam do planejamento a médio e longo prazos.
Maringá tem um planejamento bem estabelecido para os próximos anos. E temos como missão em nossa gestão fortalecer o planejamento com projetos estruturantes e inovadores, que vão inserir ainda mais a nossa cidade no rearranjo global. E aqui trago dois exemplos disso. Nossos pleitos, junto aos órgãos federais, para que tenhamos aqui o primeiro data center da América Latina para processamento de dados por meio da Inteligência Artificial e, ainda, uma unidade para fabricação e envase de vacinas, com transferência internacional de tecnologia.
Então, mais do que sonhar, nós temos trabalhado para realizar a Maringá dos próximos anos, preservando as características que nos orgulham e implementando as ações que se fazem necessárias. A Maringá do futuro não é para depois, é para agora.
Eu tenho certeza de que você, maringaense de nascimento como eu, ou maringaense por escolha, sente orgulho de viver aqui. Nossa cidade chega aos 78 anos comemorando os resultados da dedicação dos pioneiros e da coragem de todos os cidadãos que se dispuseram a planejar e a trabalhar pelos dias de hoje.
Estou convicto de que, desses 78 anos em diante, você, eu e todos os maringaenses teremos mais razões para celebrar o privilégio de vivenciar a nossa cidade. Esta missão já começou e será uma honra ter você comigo trabalhando por isso.
(*) Silvio Magalhães Barros II é prefeito de Maringá, para a gestão 2025 a 2028, tendo exercido a mesma função entre os anos de 2005 e 2012.