A Prefeitura de Maringá tem ações e projetos com foco em uma gestão sustentável. O município inscreveu 23 projetos de 16 secretarias municipais para participar da Certificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Instituto da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). A divulgação dos contemplados e entrega da certificação acontecerá na próxima segunda-feira (24), na sede da Acim.
Os projetos inscritos estão relacionados com os ODSs, dentro dos conceitos de Environmental, Social & Governance (ESG), que significa Meio Ambiente, Social e Governança. “A gestão municipal tem ampliado as ações sustentáveis na gestão Ulisses Mais. Além de melhorar o conceito da cidade, o objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida da população”, comenta a diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Bruna Barroca.
A Prefeitura concorrerá na Certificação do Instituto Acim na categoria Selo Ouro, atendendo as 17 metas ODS. Outras classificações são o Selo Prata, para quem atende entre oito e 16 metas, e o Selo Bronze, para quem atende entre duas e sete metas. No geral, foram inscritos 350 projetos de 35 empresas, órgãos ou instituições. Para participar, os inscritos passaram por treinamento e avaliação.
O Ipplam já realizou em agosto um fórum e encontro nacional sobre ODS. A adoção dessas práticas agrega valor e possibilita o recebimento de recursos relacionados à gestão e à sustentabilidade.
No início deste ano, Maringá ficou em primeiro lugar no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) 2021, que analisa os 100 maiores municípios brasileiros e mostra como as cidades evoluíram na gestão pública. O estudo analisa áreas como educação, saúde, saneamento, segurança, mobilidade, gestão fiscal, entre outros.
- Saiba mais sobre gestão ODS no site do Ipplam.
Fonte: Andye Iore/Secom.
Foto: Divulgação/PMM.