Geógrafo e especialista em Gestão e Auditoria Ambiental estará à frente da autarquia municipal a partir de 2025
Autarquia instituída em 2022, o Instituto Ambiental de Maringá (IAM) terá José Roberto Francisco Behrend como diretor-presidente, a partir de janeiro de 2025. O nome foi confirmado pelo prefeito eleito, Silvio Barros (Progressistas), nesta quarta-feira (30/10). Graduado em Geografia, Behrend também é tecnólogo em Processamento de Dados e especialista em Gestão e Auditoria Ambiental. Ele possui 13 anos de experiência em funções e atividades públicas relacionadas à gestão ambiental.
Barros, que é especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental, destacou a necessidade de Maringá fortalecer as políticas públicas, modernizando a gestão do meio ambiente com a adoção de medidas que são consideradas bem-sucedidas em outras localidades. “A sustentabilidade não é uma pauta para depois. Ela precisa ser efetivamente executada agora, pra já. Os maringaenses estão vivendo, cada vez com maior intensidade, os transtornos ocasionados pelas mudanças climáticas. São vendavais, alagamentos, casas destelhadas, árvores caídas, carros avariados e falta de energia elétrica”, ressaltou o prefeito eleito.
“Então, a cidade precisa estar preparada para essa nova realidade. É claro que essa adaptação tem custo, mas, acima de tudo, precisa acontecer com um planejamento sério, comprometido com soluções a longo prazo. Nós temos condições de resolver esses problemas e, com certeza, o José Roberto tem uma bagagem técnica e profissional que ajudará muito”, argumentou.
EXPERIÊNCIA
José Roberto Francisco Behrend é graduado em Tecnologia em Processamento de Dados, pela Universidade Norte do Paraná (Unopar), bacharel em Geografia, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e especialista em Gestão e Auditoria Ambiental, pela Trecsson Business School. Na gestão pública, possui experiências como diretor técnico das extintas secretarias municipais de Meio Ambiente e Saneamento Básico e superintendente da Agência Maringaense de Regulação, entre 2011 e 2015. Foi chefe regional do escritório em Maringá e diretor de licenciamento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), entre 2015 e 2018. Em Londrina, atuou como secretário municipal de Meio Ambiente, entre 2019 e 2021. Além disso, é empresário atuante na área de consultoria ambiental, conselheiro do Conselho Regional de Engenharia do Paraná (Crea-PR), e conselheiro regional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB).
Confirmado para compor a nova gestão municipal, Behrend informou que, além das demandas elencadas pelo prefeito eleito, também vai se dedicar à integração do Instituto Ambiental de Maringá com outras secretarias. “A prefeitura, como um todo, precisa ter procedimentos integrados e sistêmicos em relação a estudos e projetos com licenciamentos ambientais e alvarás, por exemplo. Evidentemente, o município tem que ser rigoroso com o cumprimento de todas as normas, sobretudo agora, num momento em que a preservação ambiental e a transição climática se tornaram incontestáveis. Mas é possível vencer a burocracia, dinamizando a comunicação entre os diferentes setores da administração e racionalizando os procedimentos de controle, para facilitar o acesso às informações e o cumprimento das leis, com transparência e eficiência”, adiantou. “Vamos conscientizar e mobilizar Maringá para uma nova realidade, mais previsível, ágil e dinâmica no trato com o meio ambiente”.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Silvio Barros – Foto: Divulgação.