Aproveitar a experiência adquirida ao longo de três décadas de atividade para pavimentar novos caminhos, que possibilitem expandir a área de atuação e projetar, ainda mais, a imagem da Shimizu Imóveis, no cenário do mercado imobiliário de Maringá e Região. São os planos do diretor da empresa, Eurico Shimizu.
Uma das estratégias é ampliar as parcerias com construtoras e incorporadoras para participar das campanhas de lançamentos de empreendimentos. Outra, é usar a bagagem acumulada com a construção de imóveis próprios para executar obras de terceiros. Há algum tempo, Eurico, também, trabalha o processo de sucessão, ao desenvolver projetos ao lado dos filhos Renan (31 anos) e Matheus (25 anos). Ambos engenheiros civis.
“Temos que acompanhar a dinâmica do mercado imobiliário, para poder oferecer os serviços que atendam às necessidades dos clientes atuais e ter condições de prospectar novos investidores”, destaca o empresário
ORIGEM
A Shimizu Imóveis nasceu em abril de 1994, quando Eurico retornou ao Brasil, depois de uma passagem de cerca de quatro anos no Japão. No início, a equipe da empresa era composta por ele e a esposa, Rita. O escritório ficava em uma sala do Centro Empresarial Shimabukuro, no coração da área central de Maringá.
O ponto era estratégico para angariar os clientes. Na época, o público-alvo eram os dekasseguis, que semelhante a Eurico, buscavam no País do Sol Nascente oportunidades para uma vida melhor. O dinheiro economizado, muitas vezes, era transformado em moeda nacional nas casas de câmbio instaladas no Shimabukuro. Aí, o imobiliarista aproveitava para vender terrenos, casas, apartamentos e salas comerciais. “Imóveis eram a opção preferencial dos dekasseguis para investir o fruto da jornada de trabalho árdua nas indústrias japonesas”, ressalta.
PRUDENTE DE MORAIS
Com o passar do tempo a carteira de clientes cresceu, a esquipe de profissionais aumentou e a sala do Shimabukuro ficou pequena para abrigar a Shimizu Imóveis. Em 1996, a imobiliária foi transferida para a Avenida Prudente de Moraes, 30, no Zona 7. Com mais espaço e para atender a demanda do mercado, a imobiliária passou a prestar serviço de locação.
CIDADE NOVA
Em agosto de 2013, a imobiliária ganhou novo endereço. Mudou-se para a sede própria, localizada na Avenida Morangueira, 1.295, no Parque Residencial Cidade Nova. O terreno foi comprado, explica Eurico, de olho na expansão que Maringá experimentava na região, com a revitalização da Morangueira, a construção do Contorno Norte, a proximidade com a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), o clube social da comunidade nipônica, a instalação de várias empresas, bancos, entre outros.
A sede própria é ampla, com estacionamento, e ambientes confortáveis para receber os clientes. A equipe é formada por corretores credenciados e por profissionais da locação. Da sala de diretor, Eurico planeja e elabora as ações que vão escrever os próximos capítulos da história da Shimizu Imóveis.
Especial por Claudio Galleti – Fotos: Paulo Souza/Pro Imagem.
PROCESSO DE SUCESSÃO EM ANDAMENTO
Além de preparar a Shimizu Imóveis para alçar novos voos, outra prioridade do fundador da empresa, Eurico Shimizu, é pilotar o processo de sucessão, com o mínimo de turbulência possível. Os filhos Renan, 31 anos, e Matheus, 25, formaram-se em Engenharia Civil, e conduzem a execução das obras de construção dos imóveis próprios.
Os dois trabalham na sala ao lado da de Eurico. “Fazer a sucessão é uma missão difícil. É preciso cautela, muito diálogo e monitoramento das decisões. Na Shimizu, eu espero conseguir vencer esta etapa com o mínimo de sobressaltos, para que a sequência da trajetória da empresa seja marcada pelo sucesso, semelhante ao que foi nestes 30 anos de existência da imobiliária”, finaliza o empresário.