
A defesa dos interesses dos corretores de imóveis é prioridade número um para a nova Diretoria da Delegacia Regional Noroeste do Sindimóveis/PR, em Maringá. Dentro da estratégia da presidente, Corretora Adriana Uliana, está fortalecer a programação de cursos e eventos de capacitação e aperfeiçoamento profissional; desenvolver uma série de ações voltadas a conscientizar o mercado sobre a conduta ética de quem atua no mercado.
Sede Campestre
Outra missão de Adriana é revitalizar a estrutura da sede campestre e tornar o local atrativo para a frequência dos corretores. O projeto é murar o terreno, para garantir mais segurança para as pessoas que usam o espaço; proporcionar mais opções, como quadra de “beach tennis”, novos quiosques, entre outros. “Vamos promover competições e atividades de lazer. Temos que nos preocupar com a saúde mental e o bem-estar dos profissionais. A categoria trabalha muito e merece momentos de descontração ao lado da família e dos amigos”, destaca.
Convênios
Ainda na linha do cuidado com a saúde, Adriana espera ampliar os serviços de atendimento médico-hospitalar. Hoje, o Sindimóveis tem parceria com o Secovimed, serviço social administrado pelo Secovi, o Sindicato da Habitação. “Já temos estudos para oferecer mais opções de planos de saúde para os corretores e os familiares deles”, ressalta.
Prestígio
No dia 21 de setembro, foi realizada a solenidade de posse da Nova Diretoria da Delegacia da Regional Noroeste do Sindimóveis/PR, em Maringá. O evento, na sede campestre, contou com a presença de dois deputados federais – Ricardo Barros e Luiz Nishimori -; dois prefeitos – Sílvio Barros, de Maringá; e Alexandre de Sousa Profeta, o Panda, de Ângulo -; da vereadora Akemi Nishimori, de Maringá -; do presidente estadual do Sindimóveis/PR, José Raimundo Roszkowski e do seu vice, o maringaense Claudio Sandri; e do presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, no Paraná, o Creci/PR, Luiz Celso Castegnaro.

Protagonistas
Para Adriana Uliana, que assumiu a Presidência da Delegacia Regional do Sindimóveis/PR, em Maringá, reunir um grupo seleto de autoridades demonstra o importante papel desempenhado pelos profissionais na aceleração do desenvolvimento econômico do noroeste do Paraná. “O corretor de imóveis tem uma responsabilidade muito grande. E a missão do Sindimóveis é estabelecer boas práticas e fiscalizar o comportamento ético da categoria”, destacou.
Evolução
Sílvio Barros, prefeito de Maringá (foto), reforçou que a construção civil responde pelo crescimento da cidade. “É o corretor que apresenta a melhor opção, de acordo com o perfil do investidor. É uma profissão essencial para continuarmos a evoluir de forma sustentável e mantermos nossa cidade como o melhor lugar, no Brasil, para se viver”, afirmou.
Ganha-ganha
Corretor desde 1988, o deputado federal Ricardo Barros (foto), ressaltou ter tido a honra de receber a “carteira” do Creci das mãos do atual vice-presidente do Sindimóveis/PR, o também maringaense, Cláudio Sandri. Na opinião dele, no mercado imobiliário, construir é o menor problema. A questão é vender. “O corretor faz o meio de campo para que o comprador e o vendedor se sintam felizes com o resultado da negociação”, disse.
Segurança
O deputado federal Luiz Nishimori (foto), comentou que o corretor confere segurança para manter o ritmo de crescimento do segmento. O prefeito de Ângulo, Panda, acrescentou que os municípios da região, também, beneficiam-se da pujança do mercado imobiliário maringaense.
Ética
As autoridades elogiaram, ainda, o papel do Sindicato como agente regulador do mercado e como instituição que estabelece padrões de comportamento mais transparente e ético possíveis. “O corretor é um realizador de sonhos. Tem o dever de agir com lisura, para conquistar a confiança do investidor e garantir credibilidade para os negócios”, definiram.
Elo
O presidente do Sindimóveis/PR, José Raimundo Roszkowski (foto), disse que o Sindicato trabalha para defender os interesses da categoria e auxiliar os profissionais a desempenharem a função deles de acordo com as regras e a expectativas dos consumidores. Em relação à Delegacia Regional, destacou ser o “elo” e o “porta-voz” dos corretores com a diretoria estadual. “Promovemos cursos de capacitação e aperfeiçoamento. Buscamos parcerias e convênios para o atendimento médico-hospitalar e odontológico, entre outros”, ressaltou.
Topo
Com cerca de quatro mil profissionais, Maringá é a segunda cidade do Estado com mais corretores credenciados e autorizados a atuarem no mercado. Na opinião do presidente do Creci/PR, Luiz Celso Castegnaro (foto), o dado reflete porque a cidade é uma “potência” no mercado imobiliário estadual. “Maringá oferece qualidade de vida e alto padrão de construção. Quem investe na cidade tem retorno, conta para os amigos, que se interessam em, também, multiplicar o capital deles aqui”, afirmou Castegnaro.
Dia do Corretor
A manhã do domingo, 21 de setembro, foi de dupla comemoração. Além da posse da nova diretoria da Delegacia Regional Noroeste, do Sindimóveis/PR, em Maringá, uma confraternização celebrou o Dia Nacional do Corretor de Imóveis, festejado em 27 de agosto. O almoço reuniu cerca de 150 pessoas, entre profissionais, familiares, parceiros e autoridades.
Uma grande distribuição de brindes encerrou com “chave de ouro”, a iniciativa.

Nova Diretoria – Gestão 2025/2027

Presidente: Adriana Uliana
Vice-Presidente: Ataíde Tambani
Tesoureiro: Makihiro Matsubara
Diretor de Patrimônio: Cláudio Sandri
Conselheiro Fiscal: Junzi Shimauti
Diretora Jurídica: Bruna Uliana Pizapio
Diretora de Ética e Conduta Profissional: Eliany Feitoza
Diretor de Relações Públicas: Hugo Fernando Sountachi
Diretora de Secretaria: Sônia Tozo
Diretor de Esportes: Alexandre Dittmar Granja
Diretor de Marketing: Claudinei José Vieira Profeta
Diretora Social: Jacqueline de Brito Ribeiro
Diretor de Comunicação: Jorge Fregadolli
Diretora de Ação Social: Luísa da Silva Garcia.
Fonte: Claudio Galleti
Fotos: Paulo Souza/Pró Imagem.