O síndico cumpre a nobre missão de cuidar de vidas e administrar conflitos. A definição é do vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), Regional Noroeste, Marco Tadeu Barbosa.
Na sexta-feira (28/11), a instituição reuniu cerca de 600 pessoas, no Buffet Vivaro, em Maringá, para celebrar o Dia do Síndico, comemorado em 30 de novembro.
Valorizar
A noite festiva contou com a presença de síndicos, prestadores de serviços, parceiros e patrocinadores.
Para Marco Tadeu Barbosa foto), o síndico trabalha 24 horas por dia. “O gestor do condomínio desempenha uma função onde os elogios são raros e a crítica é uma constante. Por isso, o Secovi realiza o jantar para reconhecer e valorizar o papel deste administrador”, destaca.
‘Muitos sócios’
O presidente do Secovi-PR, Ricardo Hirodi Toyofuku (foto), que fez questão de estar presente na comemoração, ressalta que o síndico precisa se profissionalizar; participar de cursos, treinamentos; e dominar as ferramentas de gestão. “Os condomínios são empresas de muitos sócios. O síndico precisa aliar as características empreendedoras com a visão empresarial”, declara.
Harmonia
Carlos Ribas Tavarnaro (foto), vice-presidente do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), da Regional Campos Gerais, de Ponta Grossa, também se fez presente no evento de Maringá, e acrescenta que a formação dos síndicos é fundamental para a tomada de decisões de forma rápida, com segurança e que estabeleça um clima de harmonia entre as famílias que residem nos condomínios.
Oportunidades
Os três diretores do Secovi-PR reforçam que o papel do sindicato é proporcionar as oportunidades para os síndicos se manterem atualizados e preparados para administrar os condomínios. “Além dos gestores, temos eventos voltados para os colaboradores, que convivem diariamente com os moradores”, comentam.

Desafio
Há 12 anos, no comando do Conjunto Residencial Sílvio Magalhães Barros, em Maringá, Leila Mary Ventura da Silva, tem sob a responsabilidade a vida de 1.200 pessoas. Ela afirma que o principal desafio do síndico é zelar pela segurança delas e administrar os conflitos. A maioria provocada pela falta de diálogo e por pequenos problemas.

Segurança
Vera Lúcia de Campos Rother, mora no Condomínio Residencial Sul há 40 anos. Dez deles dedicados à gestão da unidade. Ela diz “conhecer” tudo. Uma característica que facilita a gestão do local. Semelhante à amiga Leila, a principal preocupação é a segurança dos moradores e o rigor com a administração dos recursos financeiros. “Temos a obrigação de ser transparentes e manter os moradores informados sobre o uso do dinheiro em caixa”, frisa.
Homenagens e Brindes
A Diretoria do Secovi-PR aproveitou o Jantar do Dia do Síndico para homenagear um grupo de parceiros e patrocinadores.
Houve um espaço também para farta distribuição de brindes. A noite terminou embalada pelo repertório da Banda Dancing Days, de Maringá. Com clássicos do rock pop dos anos 60, 70 e 80, é considerada uma das melhores bandas retrô do Sul do Brasil.
Fonte: Claudio Galleti
Fotos: Gabriela Borges Sastre e Henrique de Proença Gonçalves/Secovi.