No dia 26 de agosto, um jantar-dançante, com a Banda Biss, marcou a comemoração do Dia Nacional do Corretor de Imóveis. Organizada pela Delegacia Regional do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado do Paraná (Sindimóveis-PR), em Maringá, a confraternização reuniu mais de 400 pessoas, no Salão Social do Galles Eventos.
Entre os convidados, estiveram presentes o presidente do Sindimóveis-PR, José Roberto Infante Bonatto; o vice-presidente do Sindicato, Cláudio Sandri; a delegada Regional da instituição, em Maringá, Adriana Uliana; e o deputado federal reeleito e corretor de imóveis com registro no Creci-PR, Ricardo Barros.
O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR), Luiz Celso Costegnaro; o delegado Regional do Creci-PR, em Maringá, Junzi Shumauti; e a presidente da Central Imob, Marisa Macagnan, também prestigiaram o evento.
José Roberto Bonatto (foto), presidente do Sindimóveis-PR, destacou o papel do corretor de imóveis para garantir credibilidade para os negócios do mercado imobiliário.
O vice-presidente do Sindimóveis-PR, Cláudio Sandri (foto), ressaltou que a instituição trabalha para manter os profissionais preparados e atualizados para oferecer um serviço de qualidade superior aos investidores.
A delegada Regional, em Maringá, Adriana Uliana (foto), lembrou que o Dia do Corretor é comemorado em 27 de agosto e que a data precisa ser celebrada.
A presidente da Central de Negócios Imobiliários de Maringá, a Central iMob, Marisa Macagnan (foto), comentou que as instituições são fatores determinantes para os profissionais do gênero agirem com ética, respeito aos colegas e para transmitirem segurança para os clientes realizarem os negócios deles.
Homenagens
Durante o jantar, o jornalista, corretor de imóveis e primeiro delegado Regional do Creci-PR e do Sindimóveis, em Maringá, Jorge Fregadolli e o deputado federal, Ricardo Barros, foram homenageados, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à categoria.
Especial por Claudio Galleti
Fotos: Vanessa Regina Rocha
Jorge Fregadolli foi o primeiro delegado regional
Primeiro delegado regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR) e do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado do Paraná (Sindimóveis-PR), em Maringá, Jorge Fregadolli, foi homenageado durante o jantar-dançante do dia 26 de agosto, realizado no Salão Social do Galles Eventos.
Jornalista e corretor de imóveis, Fregadolli tem uma longa lista de serviços prestados à categoria. Por meio das mãos dele, foram escritas várias histórias e registrada uma coleção de fatos importantes do mercado imobiliário de Maringá e Região. “É a verdadeira testemunha viva da nossa história”, afirmou o vice-presidente do Sindimóveis-PR, Cláudio Sandri.
Atuando na área de jornalismo, desde 1969, o jornalista Jorge Fregadolli, tem muitas histórias para contar, além de ser um dos mais bem informados no mercado imobiliário, pois já trabalhou na área como diretor de imobiliárias. Muito cedo ele entendeu que ser corretor de imóveis não fazia parte da sua vida, mas jamais deixou de opinar e fomentar o trabalho da classe com total dedicação.
“Em 4 de abril de 1974, trabalhava na então Folha do Norte do Paraná e fui surpreendido pela visita dos presidentes do Creci-PR, Walter Sprengel e João Sartor de Oliveira, do Sindimóveis-PR, que vieram me credenciar como delegado regional em Maringá e região, para ambas categorias. Era preciso para isso ser advogado e como estava finalizando o curso de Direito, na UEM, fui empossado. Naquela época o Corretor de Imóveis não era reconhecido como profissional do mercado; pois usavam até o termo pejorativo de ‘picareta’, como eram conhecidos os vendedores, de modo geral”, comenta Fregadolli.
“Vendo a lista de profissionais habilitados para a profissão, existiam apenas 13. Comecei então a divulgar o meu trabalho e falar da segurança que os vendedores ganhariam ao inscrever-se como Corretor de Imóveis. Muitas comissões de vendas de imóveis, até locações, foram perdidas pelo corretor de imóveis, pois estavam desamparados e não conheciam a Lei nº 4116, de 27.8.1962, de autoria do então Senador da República, Auro Moura Andrade”, destaca Fregadolli.
O trabalho sério cresceu e centenas de profissionais foram habilitados, alguns deles ainda hoje se lembram daquela época dura para se viver. Segundo Fregadolli, mais de 300 profissionais tiveram a alegria e o prazer de ter em mãos a gloriosa Carteira Vermelha de Corretor de Imóveis, assinada pelos presidentes do Creci-PR, um órgão estadual de muito respeito.
“Em 1978, havia cumprido minha missão e passei o comando para o saudoso Corretor de Imóveis Gilson da Silva Escada e muitos outros assumiram depois o importante posto”
Quem vê o mercado imobiliário de hoje, altamente valorizado, deve em parte creditar esse progresso a uma classe que trabalha, participa de cursos, palestras, reuniões, tira sagradas horas do dia para mostrar os imóveis aos interessados e fechar grandes negócios.
Finalizando, o jornalista Jorge Fregadolli envia os cumprimentos ao vice-presidente do Sindimóveis-PR, Cláudio Sandri, diretor da Imobiliária e Construtora Sandri; à Adriana Uliana, delegada regional do Sindimóveis-PR, também imobiliarista, pela festa que premiou membros da classe no dia 26 de agosto de 2022, no Galles Eventos. Também registra seus agradecimentos pela homenagem recebida como 1º delegado regional de Maringá, do Creci-PR e do Sindimóveis-PR;
“Parabéns a todos que militam no mercado imobiliário em especial pelos 60 anos da Lei nº 4116, de 27.8.1962, que regulamentou a profissão de corretor de imóveis. A “Cidade Canção” conta com 2.000 Corretores de Imóveis, que atendem nas 330 imobiliárias. No Paraná são 43.000 profissionais e no Brasil 600.000”, finalizou Jorge Fregadolli.
Representante da categoria dos corretores de imóveis, em Brasília, o deputado federal reeleito, Ricardo Barros, recebeu uma homenagem, durante o jantar do dia 26 de agosto, no Salão Social do Galles Eventos.
Engenheiro Civil, de formação, o parlamentar, atual líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros faz questão de citar que a carteira de corretor dele é a de número 78. “Ele nos representa e desempenha um trabalho pela valorização e pela construção de uma imagem de credibilidade da nossa categoria”, declarou o vice-presidente do Sindimóveis-PR, Cláudio Sandri.
A corretora maringaense Irene Messias, uma da mais antigas de Maringá, foi homenageada pela delegada Regional do Sindimóveis-PR, Adriana Uliana, com um brinde, pela dedicação às atividades do Sindicato, em Maringá.