
Entre outubro e dezembro de 2024, Maringá foi palco de uma concorrida série de eventos de lançamentos de empreendimentos do mercado imobiliário. No período, foram lançadas 1.208 novas unidades residenciais, que vão compor o cenário urbano do município nos próximos anos. Um crescimento de 67,3%, se comparado às 722 unidades, registradas no quarto trimestre de 2023.
Intenso
Com tanta novidade, o trabalho dos corretores de imóveis foi intensificado. Entre janeiro e março de 2025, as vendas bateram o patamar de 1.110 unidades. Um número 41,9% superior às 782, concretizadas no primeiro trimestre de 2024.
Tendência
Embora a análise seja pontual, a tendência é a de que o ritmo do segmento, este ano, siga o movimento alcançado no comparativo de 2023 para 2024, quando houve um aumento na ordem de 30% nas vendas.
Pujança

De acordo com Guilherme Werner, sócio consultor da Brian, empresa de inteligência estratégica do mercado imobiliário, Maringá vive um ambiente “mais consistente” se comparado com outras localidades. O município apresenta uma pujança econômica, aliada ao crescimento demográfico e ao pleno emprego, que proporciona uma base sólida para suportar um crescimento mais acelerado do que na maioria das regiões do País.
Otimista
No início de maio, Werner esteve em Maringá para apresentar a conclusão de um estudo minucioso realizado pela Brian. Em um encontro com empresários, executivos e técnicos, ele mostrou os números expressivos da realidade local e projetou um cenário otimista até dezembro deste ano.
Inovação

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná – Região Noroeste, o Sinduscon-PR/Noroeste, Rogério Yabiku, além da questão econômica e demográfica, é preciso levar em consideração o planejamento e o investimento em inovação e tecnologia feito pelas empresas do segmento.
Parcerias
Yabiku destaca os programas desenvolvidos pelo Sindicato em parceria com instituições como Sebrae; Federação da Indústria (Fiep); Conselho Regional de Engenharia (Crea-PR), universidades e centros de pesquisa para manter os profissionais capacitados e as empresas atualizadas com processos, técnicas, ferramentas e instrumentos para oferecer imóveis com um padrão de qualidade superior aos consumidores.