
Realizado nesta quinta (23) e sexta-feira (24), o Conecti 2025 reuniu grandes lideranças da construção civil do país em Maringá. Promovido pelo Sinduscon/PR-Noroeste e pelo Seconci/PR-Noroeste, o encontro contou com a presença de empresários, gestores públicos, diretores e representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e especialistas de diferentes áreas. Participaram também o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; deputado Ricardo Barros; secretário do Trabalho do Paraná, Do Carmo; prefeito Silvio Barros, entre outras autoridades.
O presidente do Sinduscon/PR-Noroeste, Rogério Yabiku, ressaltou a satisfação de como a construção civil tem trabalhado em prol do país e agradeceu a presença de lideranças do setor em Maringá. Ele também falou sobre como o Prêmio Sinduscon 2025, cuja cerimônia acontece na noite nesta sexta-feira (24), tem contribuído para a gestão e qualidade das obras de Maringá e região.
Já o presidente da CBIC, Renato Correia, contou que presidiu o Codese, o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, que foi criado nos mesmos moldes do Codem, de Maringá. “É um modelo de gestão participativa. Maringá é exemplo para o país”, destacou. Em seu discurso, Alexandre Curi destacou os projetos de infraestrutura que vão impactar o Paraná nas próximas décadas, o programa habitacional do governo e como a Assembleia tem sido parceira do governo e da sociedade.
Ponte de Guaratuba
Durante o Conecti 2025, foram debatidos os desafios e oportunidades do setor diante do novo ciclo de obras públicas e privadas no Paraná e no Brasil. A programação também incluiu a entrega do Selo de Boas Práticas da Construção Civil, reconhecimento concedido a construtoras que se destacaram nas categorias Gestão de Obra, Inovação e Tecnologia e ODS e Gestão ESG.
Uma das atividades do Conecti foi a apresentação do projeto da ponte de Guaratuba, conduzida pelo engenheiro civil Luciano Pizzato, diretor de contratos da Odebrecht Engenharia. Com 1,2 mil metros de extensão, a obra conectará os municípios de Guaratuba e Matinhos, no litoral paranaense, com inauguração no primeiro semestre do ano que vem e envolvimento de cerca de 900 trabalhadores diários. “A ponte de Guaratuba representa desenvolvimento regional, geração de emprego e melhoria de qualidade de vida para milhares de paranaenses”, afirmou Pizzato, destacando que o empreendimento segue padrões modernos de eficiência construtiva.
Já o prefeito Silvio Barros falou sobre as obras executadas em Maringá e os desafios do setor, como a criação de bairros sustentáveis e sem uso de carro. Também presente no evento, o presidente da Cohapar, Jorge Lange, destacou o programa habitacional do Paraná que está permitindo que milhares de famílias possam ter a casa própria pagando uma entrada reduzida. O programa também tem uma modalidade voltada à terceira idade, que é um público sem acesso a financiamento imobiliário por meio dos bancos.
O cenário macroeconômico e como isto impacta a construção civil foi assunto da palestra do diretor de Gestão da SVN Investimentos, Leonardo Morales. Ele destacou que a taxa básica de juros está num patamar elevado, o que impacta diretamente o setor, mas há expectativa que a Selic seja reduzida em dois pontos no próximo ano. Também falou sobre as recentes mudanças que o governo federal anunciou em relação ao crédito imobiliário, com aumento do valor do financiamento.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, antecipou que o governo do Paraná vai anunciar nos próximos dias a redução do imposto sobre o cimento para incentivar a construção civil e a implantação de estradas em concreto.
Já o secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva, destacou as obras que estão sendo executadas na região de Maringá, como a duplicação da rodovia entre Maringá e Iguaraçu e o trevo do Catuaí, com expectativa de ambas serem entregues no início do mês que vem.
Também na tarde desta sexta-feira (24), aconteceram as reuniões da CBIC: da Comissão da Indústria Imobiliária e da Comissão da Habitação de Interesse Social, ambas com transmissão online para os integrantes que não puderam estar em Maringá.
Selo de Boas Práticas
O Conecti 2025 foi encerrado com a entrega do Selo de ‘Boas Práticas na Construção Civil’, que reconhece obras inscritas no Prêmio Sinduscon que alcançaram as melhores avaliações técnicas e de sustentabilidade. O reconhecimento valoriza a inovação e o compromisso das construtoras com a qualidade, a responsabilidade ambiental e a governança.
Conheça os ganhadores:
ODS e ESG
A.Yoshii – Seen Residence
Construtora Kamirai – Sicredi agência Carlos Borges
Construtora Kamirai – T V A M Administração e Participações
Construtora Yticon – Duetto
Design Empreendimentos – Legacy
Marluc Construtora – Lumino Park
Marluc Construtora – Phenom Parque Empresarial
Metro Engenharia – SES Douradina
Metro Engenharia – SES Juranda
MRV Engenharia – Residencial Martini
Sisa Construções – 2ª  Igreja Presbiteriana Independente de Maringá
Inovação e Tecnologia
A.Yoshii – Seen Residence
Construtora Ciplart – Fascino
Construtora Ciplart – Avanti
Construtora Yticon – Duetto
Design Empreendimentos – Legacy
Evense Empreendimentos – Terraço Jardins
GRP Construtora – Wit Residences
LBX Construtora – Royal Park Forest
LBX Construtora – Forte de Arundel
MRV Engenharia – Residencial Martini
Plaenge – Plaenge Design by Pininfarina
Gestão de Obra
A.Yoshii – Seen Residence
Catamarã Engenharia – Edifício Duo Living Complex
Construtora Ciplart – Fascino
Construtora Ciplart – Avanti
Construtora Kamirai – Sicredi agência Carlos Borges
Construtora Kamirai – T V A M Administração e Participações
Construtora Morena – Edifício Vivare Residence
Construtora Planespaço – Senai Escola de Referência
Construtora Planingá – Reforma e retrofit Hospital Bom Samaritano
Construtora Yticon – Duetto
Design Empreendimentos – Legacy
GRP Construtora – Wit Residences
LBX Construtora – Royal Park Forest
LBX Construtora – Forte de Arundel
LBX Construtora – Royal Porto Dourado
Marluc Construtora – Phenom Parque Empresarial
Metro Engenharia – SES Douradina
Metro Engenharia – SES Juranda
MRV Engenharia – Residencial Martini
OG3 Construtora – Célis Park
Quadra 1 – Reserva Hause
Sisa Construções – 2څ Igreja Presbiteriana Independente de Maringá.
Fonte: Giovana Campanha/Matéria Comunicação
Foto: Ivan Amorin/Pólen Imagens.
 
			