ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
“Hora de agradecer e, também, de trabalhar pelos
votos dos maringaenses”
Silvio Barros (Progressistas), prefeito eleito de Maringá para a gestão 2025-2028,
começará a transição nas próximas semanas; maringaense chegou ao terceiro
mandato com 131.819 votos válidos
“Nós vamos, realmente, colocar em prática tudo aquilo que apresentamos durante a campanha. Faremos aquilo que o cidadão maringaense precisa, aquilo que as pessoas mais vulneráveis carecem, de fato, do poder público”. Essas foram as primeiras afirmações de Silvio Barros (Progressistas), ao falar para apoiadores, como prefeito eleito de Maringá para a gestão 2025-2028. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h25 do último domingo, dia 6 de outubro, confirmando seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Maringá, com o respaldo de 131.819 eleitores (65,57% dos votos válidos).
“Tenho consciência de que administrar Maringá não será uma tarefa simples. Mas não será impossível. Porque o impossível para o homem é possível para Deus”, completou o progressista, ainda em cima de uma caminhonete, comemorando a vitória.
Sandra Jacovós, do Partido Liberal (PL), foi eleita como vice-prefeita de Maringá. Na corrida pelo Executivo Municipal, o Progressistas também contou com o apoio do Republicanos, do Podemos (PODE) e do Partido Renovação Democrática (PRD).
Edson Scabora (PSD) terminou o pleito com 44.004 votos (21,89%), seguido de Humberto Henrique (PT) com 17.321 votos (8,62%), Evandro Oliveira (PSDB) com 7.421 votos (3,69%), e Pastor José (Mobiliza) com 480 votos (0,24%).
TRANSIÇÃO
No dia seguinte às eleições, Silvio Barros e Sandra Jacovós se reuniram com o atual prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), e solicitaram que a transição tivesse início imediato. O pedido foi aceito por Maia.
Barros agradeceu a disposição do atual prefeito e reforçou a importância da transição. “Quero ter uma noção mais técnica e mais ampla da situação da nossa prefeitura, em todos os setores. Por isso, quanto antes dermos início a este processo, mais teremos sinergia. E mais bem podemos fazer ajustes, encontrando viabilidade para colocar em prática todo o planejamento que apresentamos para os maringaenses, durante a campanha eleitoral”, afirmou.
SILVIO BARROS E SANDRA JACOVÓS
SILVIO
Maringaense, Silvio Magalhães Barros II tem 67 anos, é casado, pai de três filhos, avô e bisavô de quatro crianças. É engenheiro civil com foco na área Sanitária e Ambiental.
Começou suas atividades profissionais no Amazonas. Foi prefeito de Maringá por duas gestões, entre 2005 e 2012. Foi secretário de Planejamento e Coordenação Geral e, posteriormente, secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná. Atualmente, é consultor em Sustentabilidade e em Governança Colaborativa e organizador de missões internacionais para gestores públicos.
SANDRA
Sandra Regina Jacovós é casada e mãe de três filhos. É formada em Farmácia. Atuou como bancária e empresária.
Em Sarandi, foi secretária de Saúde entre 2017 e 2018 e, de Assistência Social, entre 2018 e 2020. Em Maringá, esteve à frente da Secretaria de Assistência Social de 2020 até 2024.
Ao lado de Silvio Barros, se tornará a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita da história de Maringá.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Fotos: Ricardo Lopes